quinta-feira, 17 de maio de 2007

A Praia e o seu lixo

Numa altura em que se comemora o 149º aniversário da Cidade da Praia (Santa Maria), com várias apostas em sectores prioritários, invade-me a mente insistentemente com a problemática do lixo e seus adjacentes.

Como é possível num espaço tão pequeno haver lixo a transbordar dos contentores, à volta destes, pelos passeios e mais grave ainda perto de um estabelecimento escolar. Várzea é o exemplo que eu escolho por viver lá e todos os dias deparar-me com este flagelo.

É já do senso comum, que a assistência não pode partir apenas da Câmara. Os habitantes são muitas vezes os responsáveis pelas más condições das ruas. É mais fácil deitar uma casca de banana na rua, do que deitá-la no contentor.

O que é que falta? Civismo? Falta de ética? O que é não temos que os outros têm?

Para mim não é o facto de se construir várias infra-estruturas, termos uma boa governação entre outros feitos conseguidos, que nos define como um país de desenvolvimento médio, se o nosso povo continua a ter um comportamento repreensível.

Até os índices de alfabetização tendem a aumentar… o que é que se poderá fazer mais? Campanhas de sensibilização? Até quando?

Enquanto houver lixo por tudo o que é sítio, cada vez mais as doenças propagam-se, e quem sabe, voltam as epidemias.

Eu explico, de uma perspectiva sociológica, que por termos uma população muito pobre com dificuldades em vários aspectos, não estão receptivos a certas inovações que visam melhorar o saneamento básico. Incutidos de um espírito de sobrevivência não sabem lidar (por hábito também) com outros instrumentos que facilitam a limpeza e a higiene.

Por outro lado, é preocupante perceber um certo vandalismo por parte de certos elementos, aos equipamentos que se colocam ao dispor da população.

Pouca receptividade e vandalismo, deixa-nos a pensar que há muito trabalho de fundo a fazer com a população em geral.

Seria o ideal, se Câmara Municipal, e população pudessem juntos combater a falta de saneamento que percorre muitas localidades da Praia.

2 comentários:

MM disse...

Olá, conforme prometido passei por aqui.Muito interessante o post.

Anónimo disse...

Oi. Interessantes e exigentes os teus textos. Diria, "sociodialogantes" por sí mesmos. Força e continue!
Já agora, adicione o meu blog "www.osiriscf.blogspot.com".